Existem vários tipos de resinas. Vamos começar explicando mais ou menos de onde ela vem. Temos as resinas naturais onde elas são extraídas das plantas com a quebra de um galho por exemplo. Ou as sintéticas que são aquelas fabricadas.
Temos a resina acrílica: Em relação à resina acrílica, suas aplicações ocorrem principalmente nas áreas da construção civil e da odontologia. No primeiro caso, esse tipo de material serve como uma camada impermeabilizante e protetora para telhas, tijolos, pisos, etc. Também pode possuir colorações diversas, o que possibilita uso como decoração e artesanato. Já na odontologia, usa-se essa resina na fabricação de próteses, moldes, reparos e, até mesmo, dentes artificiais.
resina acrílica
Resina poliéster: Outro tipo de resina muito conhecido é a de poliéster. Podem usar essas na fabricação de tanques, piscinas, caixas d’água, telhas, bijuterias, etc. Também podem ser usadas na produção de diferentes tipos de laminados, os quais são usados nas indústria automobilística ou náutica, por exemplo.
Resina poliéster
Resina epóxi: A resina epóxi é um grupo muito variado e amplamente conhecido nos mais diversos setores. Através desse material é possível produzir tintas, móveis, artigos esportivos, bijuterias, entre outros. Como pode ser reforçada com fibra de vidro, carbono ou Kevlar é comumente utilizada como revestimento para concreto, metais e madeiras, tanto na construção civil quanto na indústria aeronáutica e automobilística. Outra utilização interessante é o encapsulamento de componentes e circuitos elétricos, uma vez que esse produto é um isolante elétrico.
Resina epoxi
Resina fenólica: Pensando agora nas resinas fenólicas, podemos citar como principais aplicações: revestimentos, produtos moldados (como as bolas de sinuca) e adesivos. Isso se deve a sua boa resistência ao calor e a possibilidade de adição das fibras já mencionadas, as quais reforçam a estrutura do material.
Resina fenólica
Resina de pvc: Por fim, a resina de PVC é um pó branco que não possui muitas utilidades em sua forma pura pós-processamento. No entanto, quando misturada com aditivos químicos (formulação), essa matéria prima, agora chamada de composto de PVC, adquire características muito importantes para diversas áreas. Em geral, o PVC é usado para fabricar tubulações, embalagens, revestimentos e, até mesmo, na área médica para fabricar bolsas de sangue, cateteres e tubos utilizados em cirurgias.
Resina de pvc
No nosso caso usamos a epóxi. Mas também a vários tipos de resina epóxi: Como a incolor e a pigmentada; as resinas de alta viscosidade e baixa viscosidade. Nesse caso cada uma delas tem o seu papel como por exemplo a de baixa viscosidade ( Ela e mais liquida por assim dizer ) e é usada em pisos.
Já no caso de alta viscosidade ( mais grossa ) ela é usada para fazer mesas e bancadas por exemplo. Cada uma tem o seu papel para deixar o nosso lar mais bonito, nossos acessórios modernos e nossa vida mais fácil.