Apesar do nome popular Porcelanato Líquido, esse piso não tem nada de porcelanato, já que o porcelanato é um piso cerâmico, mas as pessoas costumam chamar de porcelanato líquido, porque associam o fato de lembrar um piso de porcelanato de alto brilho e porque o porcelanato possui juntas mínimas de dilatação, então a percepção visual é a um piso único.
O porcelanato líquido também consegue um alto brilho, só que realmente não possui juntas, ele é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano.
O termo correto para chamar esse piso seria: piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante. São 3 termos que podem ser usados para descrever o mesmo tipo de piso, porque ele é monolítico, é autonivelante é de resina e é líquido. Só não é porcelanato.
Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira sem divisões este é chamado de monolítico, os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microrganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.
Piso Autonivelante: O próprio nome já diz o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto mesmo que o piso tenha pequenos desníveis, por isso permite a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra, etc.
A resina epóxi: Vem dividida em 3 produtos: o primeiro deles é a resina propriamente dita, o segundo é um componente endurecedor e o terceiro é uma carga autonivelante, esses produtos tem que ser misturados antes de aplicar.